24 março, 2010

Não VEJA

Recebi uma edição da Veja de uma amiga do trabalho, pois ela julgou que seria do meu interesse ler a matéria de capa, sobre o assassinato do cartunista Glauco. Que infelicidade ver que aquela revista influência o pensamento de grande parte da nossa população, e na realidade que vivemos não podemos negar que é a parte que importa, a famigerada "classe-média", ou seja, a consumista que faz a roda girar.


Mestre Irinineu. Pioneiro do Daime

O artigo em questão foi lamentável do começo ao fim, pois era o puro creme da panfletagem contra a liberdade religiosa no nosso país. Tratava a questão do Daime como uma droga qualquer, escondeu tudo que poderia ser tido como benéfico na doutrina daimista, que não é pouco, e fez vista grossa para todos os problemas que já acometiam o assassino do cartunista antes do seu contato com o chá. Viciado, com histórico familiar de esquizofrenia e por ultimo, mas nem por isso menos importante, filho da geração sem valores que só vê importância no dinheiro. Sim, isso a Veja jamais teria "cu" pra questionar, afinal ganha a vida promovendo o consumo e fala direto a pessoas que, como os pais do assassino, acreditam que fazem sua parte apenas bancando escolas caras, roupas da moda e tudo que o dinheiro pode comprar, mas omissos na convivência familiar e ao impor limites aos pequenos.


Guerras e massacres religiosos

Vamos pensar um pouco. Condenar uma expressão religiosa e seus sacramentos por um caso isolado é coerente? Pois se julgarmos que sim, acabou a religião no nosso mundo. Vamos pegar por exemplo duas religiões bastante populares no nosso mundo ocidental. Católicos e protestantes já causaram guerras, que mataram muito mais que um cartunista, e o pior, não podemos nem alegar que foi por causa de uma substância que eles ingeriram, elas enlouquecem pessoas caretas. Não estou dizendo que elas devem ser extintas, quero dizer é que não julga nenhuma causa por seus extremos. Por que a revista não entrevistou alguns dos 15.000 (segundo a revista) seguidores da doutrina? Os poucos que tive oportunidade de conhecer foram unanimes em dizer o quanto o Daime melhorou suas vidas, seus relacionamentos e não foi em poucos casos que a experiência ajudou a curar dependentes de droga(num momento em que o crack, com tanto potencial viciante, toma proporções de epidemia não seria isso uma boa notícia?). A verdade é que a Veja não esta preparada pra lidar com questões transcendentes, pros editores da revista é impensável acreditar que uma experiência religiosa pode mudar a vida de alguém. Mas acreditar que o sucesso financeiro pode fazer isso é muita ingenuidade, muita ganância. Taí os EUA, maiores consumidores de drogas do mundo(e isso sem nenhum fundo religioso, meramente recreativo) que não nos deixa mentir.


Liberdade pra expressar nossa espiritualidade

Não importa nossa religião, o importante é prezar pela liberdade religiosa. Liberdade a todos e para todos.

3 comentários:

  1. Eu sou a favor da liberdade religiosa, desde que eles não se misturem com o estado. Tipo eu achei injusto o Estado se responsabilizar por cuidar do Patrimônio Histórico da Igreja Católica, por exemplo, e realmente acredito que as repartições públicas não deveriam ostentar símbolos religiosos.

    E se tem uma coisas que eu percebi na mídia é que fizeram a morte de Glauco de palco pra tudo quanto é discurso, desde anti-drogas, descaso da família, a velha luta de classes.

    No entanto, apesar de não ter lido essa edição que você comentou, eu até cheguei a ler no Blog do Denis Russo lá na Veja.com uma defesa aos Daimistas e a liberdade Religiosa. Eu acho que a questão muitas vezes não é o que você lê, mas o que você faz com o que você lê e todos bem sabemos: não existe mídia imparcial.
    Então o uso de senso crítico é importante.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de religião justamente por causa de extremistas... Prefiro nem comentar...
    Mas se trantando de um caso complexo como esse a mídia deveria sim ser imparcial... Profissionais estudam anos pra isso e não conseguem simplesmente apresentar os fatos... Infelizmente a massa se deixa levar e começa discussões q não vão levar a lugar nenhum.
    =*

    ResponderExcluir
  3. Dá uma olhada nisso aqui: http://www.oesquema.com.br/mauhumor/2010/03/24/imperio-da-hipocrisia.htm

    ResponderExcluir